domingo, 20 de novembro de 2011

PROJETO DA CATAPULTA MEDIEVAL

PROJETO DA CATAPULTA MEDIEVAL


Catapultas são mecanismos de cerco que utilizam um braço para lançar um objeto a uma grande distância, evitando assim possíveis obstáculos como muralhas e fossos. Fora criado possivelmente pelos gregos, durante o reinado de Dionísio I[1], como arma de guerra.
O nome é derivado do grego καταπάλτης, composto de κατά "abaixo, contra" e πάλλω "vibrare". Originalmente, a palavra catapulta referia-se a um lançador de pedras, enquanto balista referia-se a um lançador de dardos, porém, através dos anos, os dois termos trocaram de significados.
Catapultas eram usualmente montadas no lugar do cerco, e um exército carregava algumas ou nenhuma de suas peças consigo porque madeira era bastante disponível no lugar.


Catapultas podem ser classificadas de acordo com o conceito físico usado para guardar e liberar a energia requerida para arremessar. As primeiras catapultas eram de tensão, desenvolvidas no início do século IV a.C.na Grécia. Um membro sob tensão propele o braço lançador, muito parecido com uma besta gigante. Subsequentemente, catapultas de torção foram desenvolvidas, como a manganela, o onagro e a balista, a mais sofisticada catapulta. As duas primeiras têm um braço com uma estrutura-suporte para o projétil. A parte de baixo do braço lançador é inserida em cordas ou fibras que são torcidas, fornecendo a força para propelir o braço. Essas catapultas se diferenciam pelo fato de o onagro ter uma prolongação de sua haste (ver Figura). A balista, que embora sendo mais complexa, foi inventada primeiro, possuí dois braços que torcem duas molas paralelas e impulsionam um único projétil que fica sobre uma barra direcional entre as molas, toda a maquina se apoia sobre um eixo universal para flexibilizar a mira. Finalmente, o último tipo de catapulta é o trabuco, que usa gravidade ao invés de tensão ou torção para propelir o braço lançador.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


DADOS DO PROJETO


Catapulta: O grupo deverá construir uma catapulta com acionamento elétrico a partir de materiais como: Madeira, prego, parafuso, cola, elástico, mola. O objetivo da catapulta é acertar um alvo que estará a 6 m de distância do ponto de lançamento. O alvo é dividido em regiões e o grupo fará 6 lançamentos. A soma dos pontos dos 3 lançamentos define o vencedor da competição. A partir do 1º lançamento o grupo não poderá ultrapassar 4 minutos em todos os seus 6 lançamentos.
Professor Maurício Ruv Lemes.


DIA DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO

No ultimo 21 foi o dia da apresentação do projeto. A nossa CATAPULTA não obteve o sucesso esperado, ao menos por nós, porém valeu a experiência de ter trabalhado num projeto e o objetivo foi alcançado. Foi humilhante comparar nosso dispositivo com o preciso equipamento do grupo da Michele, mas foi perfeito como lição e aprendizado. Seguem as fotos do evento.


Professor Maurício o responsável pelo evento 




 





Nenhum comentário: